quinta-feira, 4 de abril de 2013


“Sociedade da informação do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI”

Com o advento da Internet em conjunto com as tecnologias digitais emergiu um novo paradigma social, descrito por alguns autores, como sociedade da informação, sociedade do conhecimento ou sociedade da aprendizagem. Um mundo onde o fluxo de informações é intenso, em permanente mudança, e “onde o conhecimento é um recurso flexível, em constante expansão e mudança”. Um mundo desterritorializado, onde não existem barreiras de tempo e de espaço para haja comunicação entre as pessoas de qualquer parte do mundo.
Fatores como estes que possibilitaram o surgimento de uma nova era que oferece múltiplas possibilidades de aprender, em que o espaço físico da escola, tão proeminente em outras décadas, neste novo paradigma, deixa de ser o local exclusivo para a construção do conhecimento e preparação do cidadão para a vida ativa.
Perante a essa nova era, o desafio imposto á escola é que ela seja capaz de desenvolver estudantes com as habilidades necessárias para participar e interagir nessa nova sociedade digital.
Este artigo que sugerimos neste link abaixo traz uma reflexão a cerca dos grandes desafios dessa nova sociedade impõem á educação deste século XXI, para saber mais clique aqui.





4 comentários:

  1. Caros alunos, como vão?
    Depois de visitar o vosso blogue verifico que têm já varios posts, relacionados com o vosso curso, é verdade, mas que não têm assim tanto a ver com a Tecnologia Educativa que é a nossa UC. O unico post é este ultimo que agora comento e que versa um tema que nos é muito caro: aprender na sociedade do conhecimento.
    Em relação ao blogue está com um layout razozvelmente agradável mas pode melhorar. O cabeçalho esta pouco destacado, falta a missão do blogue que é essencial.
    Este post que comento tem letra a bold e italico o que é errado em termos de usabilidade web. O titulo a vermelho fica demasiado evidente, e falta incluir a referencia completa. Nos posts anteriores tambem bõ citam as fontes e isso é essencial quando publicamos online.
    Por isso mãos à obra, toca a corrigir estas falhas para eu vr na proxima aula!
    abc
    CC

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas dicas, já estamos a trabalhar nos concertos do blog.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Vejo que os conselhos resultaram! Esta bem mais comunicativa a vossa pagina!
    Façam ainda uma experiencia: introduzir vermelho escuro do nucleo do atomo ou no titulo do blogue ou então - em alternativa se não gostarem - no titulo dos posts, que, neste caso, deveria ficar num tamanho de letra menor.
    Acho que o conjunto pode ganhar em termos de harmonia visual e trazer um pouco de cor para o lado esquerdo do écran...
    Não esqueçam a vossa foto que deve ficar na barra lateral junto do perfil...
    Até 3ª feira,
    Abc
    CC

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Voltando a minha ronda aos blogues vejo que o vosso está inativo desde o dia 4 de abril! Ou seja há mais de um mês que nada acrescentaram e não pode ser! Este é o vosso caderno diário e preciso de verificar o que andam a investigar sobre a UC de TE!
    Abc
    CC

    ResponderEliminar